• MONARCA ESPANHOL SATISFEITO POR HOMENAGEAR O FUNDADOR DA NAÇÃO


    O Rei de Espanha, Felipe VI, mostrou-se honrado por se ter deslocado, terça-feira, ao Memorial do primeiro Presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto, e homenageá-lo.

    A manifestação consta no Livro de Honra, assinado pelo monarca espanhol e pela Rainha, Letizia Ortiz, depois de ter depositado uma coroa de flores no sarcófago do Fundador da Nação angolana.

    ​No livro, Felipe VI sublinhou ser "uma honra testemunhar, nesta visita (a Angola) e homenagear, com todo nosso afecto, diante do Memorial do Presidente e Pai da pátria angolana, António Agostinho Neto”.

    ​Na ocasião, o monarca recebeu explicações detalhadas sobre o Memorial e visitou alguns compartimentos, com destaque para o museu onde estão expostas condecorações e distinções de António Agostinho Neto e seus pertences, objectos partilhados pela Fundação Dr. António Agostinho e seus filhos.

    ​Além de visitar o museu, os Reis Felipe e Letizia mostraram-se, em alguns momentos, curiosos com as peças de esculturas em bronze, com destaque para a peça de uma mãe com bebé ao colo, em representação daquilo que é o papel da mulher angolana.

    A imagem da engenheira de minas e tantos outros despertaram, igualmente, o casal real que, por várias vezes, faz curtas paragens para receber explicações e colocar questões.

    ​Durante a passagem pelo sarcófago, acompanhado pelo olhar atento da Rainha Letizia, Felipe VI parou por alguns segundos para ajeitar e apreciar as coroas de flores à volta do sepulcro.

    ​Após terminar a visita ao Memorial do Fundador da Nação, o Rei Filipe VI e a rainha seguiram para o palácio presidencial, onde foram recebidos pelo Chefe de Estado e Primeira-Dama da República.