A República Democrática do Congo (RDC) e Rwanda reafirmaram, esta quinta-feira, em Luanda, o compromisso em trabalhar em conjunto para encontrarem uma solução duradoura para o conflito que afecta o Leste da RDC, sob mediação de Angola, soube o JA Online.
Esta declaração saiu da 3.ª Reunião Ministerial entre a RDC e o Rwanda, sob mediação angolana, para analisar a Proposta de Acordo de Paz, submetida pelo Presidente da República, João Lourenço, na qualidade de Facilitador designado pela União Africana, aos homólogos Paul Kagame e Félix Tshisekedi, adianta o MIREX num comunicado de imprensa.
As delegações foram chefiadas pela ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e da Francofonia da RDC, Thérèse Wagner, e o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da República do Rwanda, Olivier Nduhungirehe.
Com objectivo de abordar aspectos específicos do Acordo, os ministros decidiram a realização de uma Reunião de Peritos nos dias 29 e 30 de Agosto do corrente ano, bem como acordaram, igualmente, voltar a encontrar-se nos dias 9 e 10 de Setembro de 2024, em Luanda.