• Primeira Dama defende maior atenção ao bem-estar dos jovens


    S.E Primeira Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço defendeu que a atenção ao bem-estar e desenvolvimento dos adolescentes e jovens deve ser de grande importância em todos os países do mundo, particularmente em África, por estes constituírem um grupo com maior probabilidade de contrair doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV/SIDA, HPV, Hepatite e Sífilis. A Primeira Dama da República de Angola falava durante a cerimónia de inauguração do Campus Juvenil, “Befree” no bairro Katutura, em Windhoek, Namíbia.

    Durante o seu discurso, S.E Ana Dias Lourenço disse igualmente que o Projecto Befree poderá servir de modelo para a região da África Austral por tratar de forma multidisciplinar e integrada, com soluções inovadoras e apropriadas às necessidades dos jovens, em relação a sua saúde reprodutiva e sexual, com o envolvimento dos mesmos.

    Falando a centenas de jovens namibianos e convidados internacionais, S.E Primeira Dama Ana Dias Lourenço fez saber que Angola tem realizado diversas actividades e programas de auscultação com diferentes organizações juvenis, de modo que, o executivo angolano está cada vez mais empenhado em dar respostas de forma multissectorial e abrangente aos problemas da juventude, nos vários domínios como cuidados de saúde primários e mental, educação sexual e reprodutiva, gravidez precoce, entre outros e a inclusão dos jovens nas várias temáticas, que despertem o seu interesse nas áreas ligadas ao ambiente, arte, cultura e TICs.

    S.E Primeira Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço está em Windhoek à convite de S.E Primeira Dama da República da Namíbia, Monica Geingos, que dirige a Fundação One Economy e vai desenvolver o projecto Befree, com o objectivo de prestar assistência integrada e multidisciplinar no combate a doenças de transmissão sexual e igualmente trabalhar para o desenvolvimento da Juventude.

     

    A Primeira Dama da República da Namíbia, Monica Geingos, disse na ocasião que os povos africanos devem trabalhar em conjunto na solução dos problemas dos jovens.

    A Primeira Dama da República já liderou a “Campanha Nascer Livre para Brilhar” e com o fim da campanha continua dedicada aos programas de combate ao HIV/SIDA com particular atenção às mulheres e crianças, através do projecto “Geração Sem Sida em 2030” cujo objectivo é o de reduzir a sida pediátrica até 2030.

    De realçar que a Primeira Dama de Angola, Ana Dias Lourenço tem desenvolvido várias iniciativas que visam a melhoria das condições de vida das populações, em particular as mais vulneráveis. Neste capítulo a sua Fundação Ngana Zenza desenvolve projectos multissectoriais com particular atenção às adolescentes, às comunidades mais recônditas ao longo do Corredor do Lobito, como é o caso do Carruagem Clínica Tata Uhayele (Cuida da Sua Saúde) que visa assegurar que estas pessoas tenham oportunidades iguais no acesso aos serviços essenciais.

    A Fundação Ngana Zenza desenvolve ainda o projecto Dikota E 6.0 que visa criar hábitos de vida saudáveis e prevenção de doenças comuns na terceira idade, promovendo igualmente a relação e solidariedade intergeracional, de modo a garantir a transferência de valores e experiências num contexto de aprendizagem mútua. Outro Projecto está a ser desenvolvido na localidade do Toco, no Lubango, província da Huíla, o Programa Integrado Comunitário que promove o desenvolvimento comunitário com vista a melhoria das condições de vida das populações das comunidades rurais.