DR PATEL NO PALÁCIO NO DIA HISTÓRICO EM QUE ANGOLA ENTRA PARA A SELECTA LISTA DOS PAÍSES QUE REALIZAM CIRURGIAS COM RECURSO À ROBÓTICA.
O Presidente da República, João Lourenço, abriu hoje as portas do seu gabinete para receber o Dr Vipul Patel, uma das maiores sumidades mundiais na utilização da tecnologia robótica para o tratamento de doenças em ambiente de alta complexidade.
O encontro aconteceu ao fim da tarde desta terça-feira, 6 de Agosto de 2024, precisamente o dia em que o célebre cirurgião realizou em Angola a primeira operação com emprego de um robot. A cirurgia foi feita no Hospital Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, a um paciente com cancro da próstata.
UM SALTO DE GIGANTE
O exercício da Medicina em Angola estabeleceu hoje uma linha divisória, marcando um ANTES e DEPOIS, com a introdução de uma das tecnologias mais avançadas da Humanidade, a cura do cancro da próstata por meio de cirurgia robótica.
Ao sul do Sahara, apenas a África do Sul dispunha desta solução de avançada na abordagem de uma das doenças de foro oncológico mais disseminadas, o cancro da próstata, juntando-se-lhe agora Angola que decidiu investir fortemente neste segmento do conhecimento científico estabelecendo um vínculo com o Global Robotics Institute, muito particularmente com o seu fundador, o Professor Doutor Vipul Patel.
O eminente cirurgião, reconhecido à escala planetária, conta no seu currículo com mais de 18 mil cirurgias realizadas.
O CAMINHO DE ANGOLA
O inédito acontecimento deste dia no “Cardeal Dom Alexandre do Nascimento” é uma etapa de um processo de anos, enquadrado na abordagem diferenciada que o Presidente da República, João Lourenço, reservou ao desenvolvimento do sector da saúde em Angola, que se confirma com a abertura de dezenas de hospitais de elevada qualidade em toda a extensão do país, tendo o mais recente deles sido inaugurado sexta-feira passada em Ondjiva, o Hospital Geral do Cunene Simione Mucune.
Daqui para a frente, lançada que está a cirurgia robótica no país, o caminho a fazer é a formação de quadros angolanos para a necessária autonomia, estando previsto, no imediato, que 15 profissionais viagem para os Estados Unidos da América para dominarem os segredos desta tecnologia de ponta.