Como é tradição, o Presidente da República esteve hoje na sede da Assembleia Nacional para discursar perante os deputados no dia em que o órgão legislativo dá início a um novo ano de trabalho.
João Lourenço fez a mensagem habitual sobre o estado da Nação, traçando um quadro actual dos mais distintos planos da vida, da política à economia, do desporto à cultura, da construção de infra-estruturas aos sectores nevrálgicos da saúde, educação, habitação e promoção do emprego, entre outros.
O Chefe de Estado, na abertura da sua alocução, fez um apelo à união, afirmando que “aprendemos com a nossa história que não há vitória sem trabalho, que não há dificuldades que não possam ser superadas e que unidos somos mais fortes e capazes de vencer qualquer desafio”.
Abordando o tema “saúde”, uma das marcas essenciais da sua governação, o Presidente João Lourenço notou que “está em curso uma transformação verdadeiramente estrutural do Serviço Nacional de Saúde, que visa alcançar a cobertura universal”.
No domínio da educação, outra frente de luta primordial na visão do Presidente, foi referido o facto de a alta taxa de natalidade no país colocar exigências crescentes ao sector, desafiando permanentemente a capacidade de resolução. O problema é como lidar com o défice de infra-estruturas escolares nos diferentes níveis de ensino havendo cada vez mais alunos todos os anos!
⏺️ SUCESSO DO KWENDA
O Programa Kwenda, que consiste no apoio financeiro do Estado a famílias necessitadas, vai ser estendido por um novo período de cinco anos (até 2029) e essa decisão resulta do reconhecimento dos efeitos positivos para as vidas dos beneficiários mas também recompensa o rigor e a transparência notáveis no modo como o referido Programa tem sido gerido.