No prosseguimento da visita de Estado que desde ontem efectua à República da Cote D'Ivoire, o Presidente da República, João Lourenço, teve hoje contacto com o processo de transformação do cacau em chocolate, percorrendo as diferentes secções da fábrica CÉMOI CHOCOLATIER, em Abidjan.
A Cote D'Ivoire é o maior produtor de cacau a nível mundial e há vários anos que optou por não exportar unicamente matéria-prima para os grandes produtores de chocolate, montando, ela própria, numerosas fábricas no seu território. Com tal medida, o país assegurou valor acrescentado ao produto charneira da sua agricultura, o cacau, mantendo uma vasta rede de fornecedores com actividade sustentável, alimentando uma indústria que eleva significativamente os números do seu PIB (Produto Interno Bruto).
No livro de honra da instalação fabril visitada, o Presidente João Lourenço felicitou os ivoirienses pelo percurso feito na fileira produtiva do cacau, que vai do cultivo ao produto acabado que se consome internamente e se exporta a diferentes mercados, em África e fora do continente.