• PR RECEBIDO COM HONRAS NO PALÁCIO DO SULTÃO


    A meio da tarde desta quinta-feira, 19, iniciou formalmente a visita de Estado do Presidente João Lourenço ao Sultanato de Omã, com a realização da cerimónia protocolar de acolhimento no exterior do Palácio.

    Saudou o Chefe de Estado angolano à chegada o Sultão Haitham Bin Tarik Al Said, ao lado de quem escutou a execução do Hino Nacional da República de Angola, ao mesmo tempo em que se disparavam 21 salvas de canhão.
    Acto contínuo, os dois Chefes de Estado conheceram as delegações que acompanhavam um e outro respectivamente, tendo seguido depois para um encontro alargado que deu lugar a outro mais restrito (téte a téte). Nos dois momentos, o reforço das relações de cooperação entre as duas nações foi o mote.

    Tanto o Sultão Haitham Bin Tarik quanto o Presidente João Lourenço destacaram o modo como a cooperação entre Omã e Angola se está a desenvolver, com acções efectivas e de grande impacto a concretizarem-se sem demoras nem entraves. Sublinharam, entre outros exemplos, a entrada de Omã no exercício da produção de diamantes em Angola (Catoca e Luele) e a autorização, pelas Autoridades angolanas, de abertura em Angola de um banco do Sultanato, com a finalidade de tornar fluídos os negócios entre os dois países.