• PARQUE DO IONA PR assinala início de nova era para o turismo


    A inauguração da nova sede do Parque Nacional do Iona, localizado na comuna do Pediva, município do Tômbwa, província do Namibe, assinala o início de uma nova era para o turismo em Angola, afirmou o Presidente da República, João Lourenço,
    Em declarações à imprensa, depois da inauguração da infra-estrutura este sábado, 18 de Maio, o Chefe de Estado disse que o próximo passo, depois do Iona, é pôr ao serviço do turismo os parques nacionais do Luengué-Luiana, Mavinga e Cameia, na província do Moxico, além dos de Cangandala e Luando.
    Em seguida, acrescentou, é organizar o concurso público para a concessão desses grandes parques de conservação e reservas naturais.
    Na ocasião, o Presidente João Lourenço percorreu as dunas adjacentes ao Parque do Iona, estando ao volante de uma moto de quatro rodas, num gesto simbólico destinado a incentivar todos os cidadãos angolanos a praticarem o turismo interno.
    “Turismo não é só para estrangeiros. Temos que ganhar o hábito de fazer turismo também na nossa própria terra. Portanto, os angolanos estão convidados a vir até ao Parque do Iona”, assinalou.
    Ao relatar a sua experiência, o Presidente João Lourenço contou que a sensação foi agradável e que já conduziu motos de quatro rodas nas dunas de Bazaruto, em Moçambique.
    “Esta é a segunda vez, de forma que estava perfeitamente à vontade. O único inconveniente é a hora que escolhemos. Está um sol abrasador, o ar está muito quente. Tirando isso, é muito agradável”, disse.
    No Parque do Iona, o Presidente da República ladeado da Primeira Dama, Ana Dias Lourenço, também testemunhou o momento em que 13 girafas, que residiam na República da Namíbia, foram largadas ao seu habitat.
    Repovoar o Parque Nacional do Iona é uma das apostas da African PARK, a empresa gestora da gigantesca reserva natural da província do Namibe.