• O 10.º CONSELHO CONSULTIVO ALARGADO DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES


    O 10.º Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Relações Exteriores, entrou nesta terça-feira, 02 de Junho, em Luanda, no seu segundo e último dia de trabalhos.

    O 10.º Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Relações Exteriores, entrou nesta terça-feira, 02 de Junho, em Luanda, no seu segundo e último dia de trabalhos.

    A manhã desta terça-feira, está reservada a análise e discussão sobre temas relacionados com "O Reforço do Posicionamento Estratégico de Angola nas Organizações Internacionais e Regionais para a Dinamização da Acção do País na Esfera Multilateral” e “As Prioridades da Política Externa Angolana".

    Estes temas estão a ser abordados em apresentações realizadas em sub-grupos, divididos pelas regiões África e Médio Oriente, Europa, América, Ásia e Oceania.

    No dia de ontem, os delegados debateram-se sobre questões relacionadas a “Organização Funcional do Ministério das Relações Exteriores”, “A Estratégia de Trabalho com as Comunidades Angolanas no Exterior” e “Os Desafios da Diplomacia Económica Angolana na Atracção de Investimento Directo para o Fomento do Turismo Nacional”.

    A reunião está a ser presidida por Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, na presença de todos os Directores das diferentes áreas geopolíticas do MIREX, Embaixadores Extraordinários e Plenipotenciários de Angola no Exterior, Cônsules Gerais de Angola acreditados no Exterior, dentre outros Altos funcionários deste departamento ministerial.

    O Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Relações Exteriores de Angola é um órgão de consulta do titular da pasta da diplomacia angolana e congrega altos funcionários deste departamento Ministerial.

    O evento tem como objectivo geral a avaliação periódica do desempenho do MIREX no domínio da política externa e da diplomacia; do grau de coordenação entre as suas estruturas e outros parceiros governamentais; identificar insuficiências e buscar soluções concretas; planificar as actividades para o ano em curso; reforçar a organização interna e analisar os principais assuntos da política internacional.

    O Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Relações Exteriores reúne em sessão ordinária, no início de cada ano civil, e extraordinariamente, sempre que necessário.