• NOVO HOSPITAL DOS QUEIMADOS


    **Unidade contará com câmaras hiperbáricas pela primeira vez no país
    **O novo Hospital dos Queimados, actualmente em construção, vai dispor de três câmaras hiperbáricas, equipamentos médico que o país utilizará pela primeira vez, anunciou a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
    A introdução das três câmaras hiperbáricas permitirá ampliar a capacidade de resposta a diversas patologias, e contribuir para uma melhor recuperação dos pacientes.
    Câmaras hiperbáricas são equipamentos usados para terapia hiperbárica, um tratamento médico que envolve a inalação de oxigénio puro (100 por cento) num ambiente com pressão atmosférica superior à normal. Essas câmaras podem ser monopláceas (para um único paciente) ou multipláceas (para várias pessoas ao mesmo tempo).
    A unidade hospitalar terá 248 camas, das quais mais de 60 serão dedicadas exclusivamente ao tratamento de queimados, enquanto as restantes para outras especialidades médicas.
    A conclusão da construção e apetrechamento do novo Hospital dos Queimados, situado no município de Belas, em Luanda, estão previstos para Outubro do corrente ano.
    Silvia Lutucuta falava aos jornalistas no final da visita de campo efectuada pelo Presidente da República, João Lourenço, na manhã deste sábado, 22 de Março.
    Acompanhado pela ministra da Saúde e pelo secretário de Estado da Saúde, Leonardo Inocêncio, entre outras entidades do sector, o Presidente da República percorreu as distintas áreas do projecto, cuja execução global se encontra à volta dos 55 por cento.
    Orçada em 155.199.627,47 dólares, dos quais 15 por cento foram adiantados, a unidade, construída numa área total de 48.207 metros quadrados, tem seis pisos e um parque de estacionamento para 364 viaturas.
    O hospital, depois de concluído, vai contar com com quatro edifícios, um hospitalar, edifício ETAR e outro Auxiliar e o edifício PSA.
    A nova infra-estrutura moderna, que surge para dar resposta à crescente demanda do país, vai albergar uma farmácia, oficinas, lavandaria, armazém central, cozinha, gases medicinais, morgue, zonas técnicas, urgências, imagiologia, fisioterapia, administração e laboratório principal.
    Contará ainda com áreas de consultas externas, data center, bloco operatório, endoscopia, auditório, oficina de terapia respiratória, esterilização, instalações educacionais, áreas social, de tratamento e de internamento de adultos e crianças.
    A jornada de campo do Presidente da República teve início nas obras de reabilitação e ampliação do Hospital Américo Boa Vida, passando pelo novo Hospital dos Queimados e terminou no futuro Hospital Pedalé.