• NO NAMIBE PR constata progresso do Projecto de Desenvolvimento da Baía de Moçâmedes


    O Presidente da República, João Lourenço, deslocou-se domingo, 19 de Maio, ao Porto do Namibe, para constatar o estado de implementação e progresso do Projecto de Desenvolvimento Integrado da Baía de Moçâmedes, iniciado no dia 15 de Setembro de 2022.
    No local, o coordenador do Gabinete de Operacionalização do Projecto, Joaquim Neto, transmitiu ao Chefe de Estado os dados gerais do referido complexo, que inclui o novo Terminal Mineiro de Sacomar e a expansão do Terminal de Contentores.
    É liderado pelo Ministério dos Transportes, e tem o consórcio TTC/TOA como empreiteiro geral, estando a sua fiscalização a cargo da Logística Angola e a gestão da responsabilidade do Gabinete de Operacionalização “GO Moçâmedes”.
    Relativamente ao Terminal Mineraleiro do Sacomar, Joaquim Neto disse que o mesmo comporta a construção de uma ponte-cais com 520 metros de comprimento e 18 metros de largura, capaz de receber navios de até 250 mil toneladas e exportar cerca de 10 milhões de toneladas de minério por ano.
    “O Terminal do Socomar é considerado o único porto mineraleiro da região sul de Angola e será um ponto estratégico para a exportação de minerais em Angola”, acrescentou o coordenador.
    A obra, com um avanço físico de 42 por cento e conclusão prevista para Outubro de 2025, será composta por blocos de transição e marítimos, além de um duque d’alba, escritórios, edifícios de controlo, balanças e instalações eléctricas.
    O segundo pacote do projecto envolve a Expansão do Terminal de Contentores, a construção de um cais com 288 metros de comprimento e 18 metros de largura para navios de até 50 mil toneladas, com capacidade de armazenagem de três mil contentores.
    O projecto do Terminal de Contentores inclui ainda áreas de apoio às operações portuárias, um sistema de controlo de tráfego marítimo (VTS) e o reequipamento do terminal com dois rebocadores, uma lancha lança-cabo, uma lancha de pilotos e um sistema de raio-X. Tem um avanço físico de 35 por cento e a sua conclusão está prevista, igualmente, para Outubro de 2025.
    O engenheiro Joaquim Neto afirmou que, em termos de impacto económico e social, espera-se que o projecto contribua significativamente para o desenvolvimento do Corredor do Namibe e da região Austral, com ênfase no aumento da capacidade de resposta do porto e na exportação de minério de ferro e rochas ornamentais.
    A médio prazo, antevê-se um aumento do número de empregos, bem como a reabilitação do Centro Cultural do Namibe e o reforço das infra-estruturas de abastecimento de água e energia eléctrica.
    Até Abril do corrente ano, o projecto já empregou 236 trabalhadores angolanos, sendo 207 homens e 29 mulheres, e 130 estrangeiros, dos quais 124 homens e seis mulheres.
    Estima-se o aumento substancial do número de trabalhadores, com a admissão de mais 1.357 para o Terminal de Contentores até Dezembro deste ano e 318 para o Terminal do Sacomar em Janeiro de 2025.