• NAMÍBIA COMEMORA 33 ANOS DE INDEPENDÊNCIA SOB O LEMA 'UM POVO UNIDO PELA PROSPERIDADE'


    O Presidente da Namíbia Hage Geingob apelou aos namibianos a cultivarem a identidade nacional positiva. Outapi foi a cidade escolhida para celebrar os trinta e três anos da Independência da Namíbia.

    ​A cidade situada ao norte da Namíbia e capital da Região de Omusati, a poucas dezenas de quilómetros da fronteira com Angola foi palco das festividades de mais um aniversário da independência da Pátria de Sam Nujoma, que esteve presente no acto que marcou o 33º aniversário da independência da Namíbia.

    ​O nosso país esteve representado pela Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola na República da Namíbia, Jovelina Imperial.

    ​Durante a cerimónia assistida por mais de quinze mil pessoas, o Presidente namibiano Hage Geingob disse estar ciente de que, após 33 anos de progresso sustentado e inúmeros marcos, ainda há trabalho a ser feito para alcançar os sonhos e aspirações descritos nos Planos Nacionais de Desenvolvimento do país.

    ​Geingob disse que o governo entende as necessidades de seu povo relativamente ao empregos, ao abrigo, comida e auto-realização, por isso continua em busca da melhoria dos meios de subsistência de todos os cidadãos com o entendimento de que somente através da prosperidade compartilhada, a paz pode ser mantida. O Chefe de Estado também encorajou os namibianos a buscar a emancipação económica com determinação.

    ​A Namíbia conquistou a independência a 21 de março de 1990. É um país da África Austral limitado a Norte por Angola e Zâmbia, a Leste pelo Botswana, a Sul pela África do Sul e a Oeste pelo Oceano Atlântico.