Sua Excelência Nangolo Mbumba, Presidente da República da Namíbia, chegou esta manhã de segunda-feira, a Luanda, para uma visita trabalho de 48 horas à República de Angola, a convite de Sua Excelência, João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola.
O estadista namibiano que se desloca pela primeira vez ao exterior do seu país como Presidente da República, foi recebido no aeroporto internacional “4 de Fevereiro”, por Sua Excelência Téte António, Ministro das Relações Exteriores da República de Angola.
O Comité de Recepção integrou Suas Excelências Manuel Homem, Governador da província de Luanda, Jovelina Imperial, Embaixadora de Angola na Namíbia e o Embaixador António Luvualu de Carvalho, enquanto do lado da Namíbia foi representado por Suas Excelências Peya Mushelenga, Ministro das Relações Internacionais e Cooperação, Patrick Nandago, Embaixador da Namíbia em Angola, dentre outros altos funcionários diplomáticos dos dois países.
De acordo com o programa da visita de trabalho, Sua Excelência Nangolo Mbumba, Presidente da República da Namíbia, deslocar-se-á, ainda hoje, ao Palácio Presidencial da “Cidade Alta”, onde deverá manter um encontro com o mais alto mandatário da nação angolana e efectuar visitas a empreendimentos económicos localizados na capital do país.
As relações de cooperação entre Angola e a Namíbia estão alicerçadas nos laços históricos, de amizade, fraternidade e solidariedade forjadas na luta contra o colonialismo português, que culminou com a independência de ambos os países.
Os primeiros instrumentos jurídicos entre os dois países foram assinados á 18 de Setembro de 1990, na cidade do Lubango, província angolana da Huíla, com destaque para o Protocolo para o Estabelecimento de Consultas Bilaterais e o Acordo Geral de Cooperação no Domínio Económico, Científico, Técnico e Cultural.
Os dois países gozam de excelentes relações de amizade e de cooperação, que se pretende cada vez mais sólidas.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (GCII-MIREX), em Luanda, aos 04 de Março de 2024.-