• JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS 2024 - Presidente da República encoraja conquista de medalhas em honra do país


    O Presidente da República, João Lourenço, encorajou a delegação olímpica aos Jogos de Paris 2024, França, a conquistar o maior número de medalhas possível para engrandecer o bom nome de Angola.

    As palavras de encorajamento foram expressas esta quinta-feira, 4 de Julho, durante a cerimónia de entrega da Bandeira Nacional para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, realizada no Palácio Presidencial, em Luanda.

    “Vocês estão a transportar Angola convosco. A bandeira nacional simboliza o nosso país. Portanto, é Angola. E, por esta razão, desejamos que façam tudo para representar o melhor possível o nosso país: Angola”, reforçou.

    O Presidente da República felicitou todos que contribuíram para a remoção do constrangimento que existia para a participação de Angola nos Jogos Olímpicos, nomeadamente a harmonização da lei desportiva angolana à Convenção Internacional contra Dopagem.

    “Estamos todos de parabéns pelo facto de termos conseguido remover aquele constrangimento, que permitiu que o nosso país pudesse estar representado nesta grande festa do desporto internacional em Paris”, frisou.

    João Lourenço salientou o facto destes Jogos de Paris 2024 ocorrerem numa altura em que o mundo atravessa um momento difícil, com a proliferação de conflitos armados de intensidades diferentes que põe em causa a paz e a segurança universal.

    O Chefe de Estado considerou a delegação angolana embaixadores do desporto, da paz e da concórdia entre os povos e as nações, sobretudo neste momento conturbado em que o mundo vive.

    “Ao participarem nestes Jogos de Paris de 2024 estão a querer transmitir uma mensagem contrária à guerra, uma mensagem de paz, porque o desporto promove a amizade e a concórdia entre os povos e as nações”, sustentou.

    Na ocasião, o ministro da Juventude e Desporto, Rui Falcão, garantiu que os comités Olímpico e Paralímpico angolanos receberam todos os recursos necessários para uma representação condigna nos Jogos de Paris 2024, em França.

    “Os nossos atletas continuam a ser preparados e eu tenho a certeza de que honrarão a bandeira que levam no coração”, acrescentou o ministro.

    O governante informou que no dia dois do mês corrente Angola reconquistou o seu espaço na família desportiva”, tendo reconquistado o direito de participar em todas as actividades desportivas que se realizem no mundo, sem quaisquer restrições. “Portanto, o Dia dois é um dia que ficará para nós na história do desporto”, concluiu.

    Por sua vez, o presidente do Comité Olímpico, Gustavo da Conceição, deu a conhecer que a delegação angolana para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 será representada pelas modalidades de andebol, vela, remo, canoagem e judo, na condição de campeões africanos, e de atletismo e natação, com os melhores atletas da praça nacional. A nível dos Jogos Paralímpicos, a Angola estará representada no atletismo.

    “A nossa expectativa, para estas competições que enquadram os melhores atletas do mundo nas diferentes modalidades que a compõem, é de continuarmos a aproximar-nos dos lugares merecedores de diplomas e de medalhas, procurando representar o país e o continente com a dignidade e com a responsabilidade que ambos merecem”, acrescentou. 

    Gustavo da Conceição agradeceu o apoio financeiro que receberam do Estado e do Ministério da Juventude e Desportos. 
    “Aquilo que podemos prometer aqui, e declarar, é que estamos prontos para representar o país, para honrar e levar a prova aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 24”, concluiu.

    Testemunharam o acto a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, e várias personalidades do Estado, dirigentes desportivos, membros do Comité Olímpico Nacional, membros de federações e associações desportivas, além dos atletas olímpicos e paralímpicos que competirão nos Jogos.