• João Lourenço impressionado com a produção de trigo no Bié


    O Titular do Poder Executivo, João Lourenço, presenciou ontem, no município do Chinguar, a abertura das colheitas da campanha agrícola 2023/2024, tendo ficado impressionado com os resultados alcançados pelos produtores de trigo da região.

    "Não sendo ainda forte a tradição dos produtores nacionais, fiquei particularmente impressionado com a capacidade produtiva deste cereal, por parte dos camponeses desta região do Chinguar. Sabemos que o trigo é o produto mais usado pelas famílias angolanas na confecção de um dos alimentos mais consumidos pela população, e o que vimos deixa-nos esperançosos quanto à produção futura deste cereal”, disse o Presidente da República.

    Cerca de 15 mil toneladas de trigo, produzidas pela Fazenda Vinevala e Filhos, vão ser colhidas até ao fim do mês e estas quantidades, de acordo com o produtor Alfeu Vinevela, serão transformadas em farinha na moageira do grupo e depois distribuídas para o mercado local.

    Durante a visita ao Chinguar, o Presidente João Lourenço constatou as potencialidades agrícolas do município, que é muito forte não só na produção de cereais como arroz, milho e trigo, como também de batata-rena e hortícolas, facto que lhe valeu a distinção de "rainha da produção” agrícola da província do Bié.

    No município do Chinguar, o Chefe de Estado efectuou, também, uma visita à unidade fabril Vinevala, destinada ao descasque e transformação em farinha do trigo e de outros cereais produzidos pelos diversos agricultores da região, organizados em cooperativas e associações de camponeses.

    A unidade fabril tem capacidade para transformar, diariamente, cerca de 60 toneladas de trigo em farinha e massa alimentar, que depois são distribuídas para os principais centros de consumo, principalmente para os mercados do Litoral e do Sul do país.

    Em declarações ao Jornal de Angola, o empresário e produtor agrícola Alfeu Vinevala considerou que todos os agricultores do município estão a viver "um grande momento de festa”, tendo destacado a agricultura como o principal vector na diversificação da economia e desenvolvimento do país.

    Além da produção de trigo em grande escala, em que a primeira colheita aconteceu em 2023, período em que foram colhidas cerca de 10 mil toneladas, Alfeu Vinevala disse que também está apostado na produção e transformação de girassol, que numa primeira fase está a ser produzido numa área de apenas três hectares.

    Por sua vez, a administradora do Chinguar, Ângela Ucueianga, manifestou uma grande satisfação com a visita do Presidente João Lourenço ao município que dirige, tendo declarado que a presença do Chefe de Estado na região demonstra preocupação do Executivo para com o bem-estar das populações, incentivando com o gesto os agricultores locais a dar continuidade à aposta na produção agrícola, que representa o sector que mais força de trabalho emprega no município.