• Fórum de Negócios UA-UE inicia hoje com 600 participantes


    Pelo menos 600 individualidades, entre líderes empresariais, investidores e governantes de África e da Europa, vão participar, a partir de segunda-feira (24), no Fórum de Negócios intercontinental, um evento paralelo à Cimeira União Africana (UA) – União Europeia (UE), que inicia hoje, na capital angolana, Luanda.
    A iniciativa visa promover a cooperação económica e o investimento entre a União Africana e a União Europeia, explorar oportunidades de investimento, apresentação de projetos e a identificação de resultados exequíveis para desbloquear mais financiamento.
    O evento, que vai decorrer durante dois dias (24 e 25), reserva painéis de alto nível sobre financiamento, ligações digitais, transportes e logística.
    Segundo o administrador da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), Jerónimo Pongolola, vão fazer parte do Fórum organizações pan-africanas e pan-europeias, incluindo instituições financeiras que poderão dar resposta à intenções do sector privado nacional, da União Europeia e da União Africana.
    Detalhou que o país será representado por 350 participantes, sendo os demais de outros países africanos e europeus.
    A Cúpula União Africana - União Europeia prevê a participação de cerca de dois mil delegados, incluindo Chefes de Estado e de Governo e representantes de organizações multilaterais.
    Com o lema "Promovendo a paz e a prosperidade por meio do multilateralismo eficaz", o evento será co-presidido pelo actual Presidente da União Africana, João Lourenço, e pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa.
    A Cimeira, que também visa fortalecer os 25 anos de cooperação entre os dois blocos, coincide com o 50° aniversário da Independência de Angola, celebrado no dia 11 deste mês, e com a presidência rotativa de Angola na União Africana.