• FORMAÇÃO DE QUADROS - Mais de 300 docentes reforçam ensino técnico e profissional


    Mais de 300 docentes vão apoiar o desenvolvimento dos subsistemas do Ensino Técnico e da Formação Profissional em Angola, anunciou esta segunda-feira, 12 de Agosto, em Luanda, o director do Gabinete de Quadros do Presidente da República, Edson Barreto.

    Ao falar no final da segunda Reunião Ordinária da Comissão Interministerial para a Implementação do Plano Nacional de Formação de Quadros (CI-PNF), orientada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, o director disse que a inserção dos docentes consta do Projecto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP).

    Na reunião, os membros da comissão aprovaram o Plano Operacional 2024 do Angola Capital Humano (ACH) 2023-2037, que prevê implementar os programas de acção, nomeadamente o ensino técnico-profissional, a formação profissional, graduação, pós-graduação, formação de professores, formação em administração pública e municipal, e em empreendedorismo.

    Segundo Edson Barreto, Angola é um dos poucos países do continente africano que possui um sistema nacional de qualificações institucionalizado e a funcionar em pleno, o que demonstra a importância que o Governo atribui a questão da melhoria e da qualificação do capital humano nacional.

    Para o ano em curso, as actividades do Plano Operacional 2024 estão distribuídas em três categorias, designadamente, realização de estudos, elaboração e aprovação de diplomas legais e actividades de implementação no terreno.

    Com o propósito de mobilizar e envolver instituições públicas e privadas na materialização do projecto, a reunião aprovou o Plano de Comunicação do Angola Capital Humano (ACH) 2023-2037.

    A comissão, à qual compete igualmente gerir o sistema de análise, monitorização, avaliação e apresentação de resultados da execução do Plano Nacional de Formação de Quadros, foi informada sobre o processo de inscrição do Plano Operacional do (ACH) 2023-2037, referente ao ano de 2025, na proposta de Orçamento Geral do Estado dos diferentes sectores para o período em referência, visando, entre outros, atingir uma maior absorção de alunos fora do sistema nacional de educação e ensino.

    Compete ainda à Comissão Interministerial para a Implementação do Plano Nacional de Formação de Quadros assegurar a coordenação e a dinamização da cooperação entre as várias instituições com competências em matéria de educação, ensino e formação de quadros.

    Integram este órgão consultivo do Titular do Poder Executivo em matérias transversais de educação, formação de quadros, ciência e tecnologia, os ministros da Economia e Planeamento, Administração do Território, Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Educação e do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

    Fazem também parte o secretário para os Assuntos Económicos, a secretária para os Assuntos Sociais do Presidente da República o director do Gabinete de Quadros do Presidente da República