• ENERGIA ELÉCTRICA Executivo vai construir mais três barragen


    Mais três barragens hidroeléctricas vão ser construídas para produzir 1.800 megawatts de energia eléctrica e impulsionar o desenvolvimento sustentável do país, anunciou esta sexta-feira, 31 de Maio, o Presidente da República, João Lourenço.
    As novas barragens, nomeadamente, do Nzenzo, com capacidade para produzir 1.000 megawatts, do Túmulo do Caçador, com 500 megawatts e uma outra de 300 megawatts, vão garantir um significativo impulso na capacidade energética do país, “que não é de se desperdiçar”, de acordo com o Chefe de Estado, em declarações à imprensa depois de ter accionado o botão que marcou o início do funcionamento da barragem da Matala, agora reabilitada.
    Depois de 10 das 18 províncias do país estarem actualmente interligadas à rede nacional de energia, João Lourenço disse que a prioridade do Executivo é expandir a transportação e distribuição de energia eléctrica para beneficiar todos os cidadãos angolanos.
    Além das necessidades internas, o Presidente da República apontou a possibilidade de se exportar energia para países vizinhos, assim como injectar energia na rede da SADC a partir do Sul de Angola.