• Empresários Angolanos E Namibianos Vão Ter Pagamentos De Transaçoes Comerciais Mais Facilitados Em Kwanza E Dolar Namibiano.


    ​A delegação angolana chefiada pelo Governador do Banco Nacional de Angola José de Lima Massanoque trabalha em Windhoek, a convite do Governador do Banco Central da Namíbia está a proceder negociações de modo que o Kwanza e o Dólar Namibiano sejam as moedas de prioridade nas transações comerciais entre os dois países.

    Estes mecanismos segundo informações prestadas pelo Governador do BNA vão acontecer por meio do acordo de conversão monetária existente entre os dois países, bem como por via de outras plataformas financeiras já existentes a nível da região SADC como a conta de capitais, cartões de débito e pagamentos móveis nas zonas transfroteiriças. Isso vai permitir que operadores comerciais da região da SADC usem o Kwanza e o Dólar namibiano nas suas transações facilitando o comércio e o investimento nestes países.

    Aspectos técnicos estão a ser afinados para que estas transações ocorram por meio de um sistema financeiro de confiança, seguro, transparente e que permita aos angolanos e namibianos valorizarem cada vez mais as suas moedas no mercado.

    Para o Vice-Governador do Banco Central da Namíbia, Ebson Uanguta, o objectivo é assegurar que produtos e serviços a serem comercializados entre os dois países sejam pagos através de um sistema financeiro eficiente.