• CPLP em Windhoek


    A Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola na República da Namíbia, Jovelina Imperial destacou nesta quinta feira 11 de Maio, a agenda Político-diplomática que Angola traz enquanto Presidente Pro Tempore da CPLP, focada no pilar económico, de modo a valorizar mais as potencialidades dos Estados Membros e as oportunidades de Cooperação.

    Durante o seu discurso no acto Central que marcou as jornadas do 5 de Maio dia Mundial da Língua Portuguesa, a Embaixadora Jovelina Imperial considerou importante a melhoria do ambiente de negócios nos países da comunidade, promovendo o comércio e o investimento.
    O foco é aumentar os mecanismos de cooperação entre entidades nacionais, públicas e privadas com responsabilidades na promoção de investimentos e parcerias empresariais.

    Angola vem implementando estas estratégias de forma a contribuir cada vez mais para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU.

    Na cerimónia que contou também com a presença de altas figuras do governo namibiano e do corpo diplomático acreditado na Namíbia com destaque para os Embaixadores do Brasil e Portugal, o representante da UNESCO na Namíbia, Djaffar Moussa Elkhadum afirmou que o português é uma língua de trabalho de grande importância.

    Não apenas como uma ferramenta de comunicação mas porque une uma diversidade de culturas. Em representação da Vice-Primeira Ministra e Ministra das Relações Internacionais e Cooperação da Namíbia, Sevelina Ashipala- Chief Foreign Affairs Officer, o português está intrinsecamente ligado não apenas ao desenvolvimento dos países da África Austral mas tem um impacto directo ao povo da Namíbia.

    O seu país tem grande interesse em continuar a cooperar com os países da CPLP. A Namíbia tem um estatuto de observador associado da CPLP. A CPLP é uma comunidade dispersa em 4 continentes, ocupando 7,2 por cento da terra do planeta, com um PIB-Produto Interno Bruto de mais de 2,3 trilhões de dólares americanos. Mais de cem mil pessoas na Namíbia falam português, sendo uma das línguas de opção nas escolas namibianas. O 5 de Maio foi instituído pela UNESCO em 2019, como o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

    É a quarta língua mais falada em todo mundo A CPLP é composta por nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, a CPLP tem como objectivos gerais: a concertação política e Diplomática e a cooperação nos domínios social, cultural e económico. Angola, Brasil e Portugal são os três países dos Estados Membros acreditados na Namíbia.