INICIATIVA DA ALEMANHA | PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO DISCURSOU
No âmbito da realização da Cimeira do G20, decorreu na tarde deste sábado em Johanesburgo o Evento Paralelo de Alto Nível Compact With Africa (CwA 2.0), por iniciativa do governo alemão, subordinado ao tema “Para o Crescimento Económico e Empregos”
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, participou, como convidado, neste evento, onde também estiveram o Chanceler da República Federal da Alemanha, Friedrich Merz, e o Presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
O discurso ali proferido pelo Chefe de Estado é o que se segue:
“ Sua Excelência Cyril Ramaphosa, Presidente da República da África do Sul e Co-presidente do Grupo Consultivo Africano sobre o Compact with Africa;
Sua Excelência Friedrich Merz, Chanceler da República Federal da Alemanha e Co-presidente do Grupo Consultivo Africano sobre o Compact with Africa;
Excelências Chefes de Estado e de Governo dos países do Compact with Africa;
Minhas Senhoras, Meus Senhores;
Excelências,
Gostaria de começar por felicitar a África do Sul e a Alemanha por organizarem este importante evento paralelo, em colaboração com a União Africana, sobre o Pacto com África.
Gostaria também de felicitar, mais uma vez, a África do Sul, por ter acolhido com sucesso o G20 em África e por ter feito do Pacto do G20 com África uma das prioridades da sua Presidência do G20.
A União Africana congratula-se por constatar que o objectivo de aumentar o número de países signatários do Pacto com África durante a Presidência sul-africana do G20 foi alcançado com a adesão da Zâmbia e de Angola.
Gostaria, portanto, de aproveitar esta oportunidade para felicitar a Zâmbia e Angola por esta importante conquista. Com esse passo, o número de países signatários do Pacto com África passa a ser de 15.
Para aqueles que estão familiarizados com o sistema jurídico da União Africana, 15 é o número mínimo de ratificações necessárias para a entrada em vigor da maioria dos nossos instrumentos jurídicos. Neste sentido, posso inferir que o Pacto com África se tornou agora uma iniciativa à escala da União Africana, o que é positivo para a integração económica de África.
A União Africana acredita firmemente que à medida que mais países africanos aderirem ao Pacto com África e implementarem reformas fundamentais, África como um todo se posicionará como um continente reformador e aberto aos negócios, tornando os nossos países mais atractivos para os investidores que são necessários para concretizar o objectivo de uma África próspera, baseado no desenvolvimento inclusivo e sustentável, articulado com a Aspiração Um da Agenda 2063: “A África que Queremos”.
Apelo a todos os que aqui se encontram para que trabalhem em conjunto e com celeridade para tornarmos esta ambição em realidade. Nossos povos e o mundo estão com os olhos postos em nós, não os desiludamos.
Obrigado pela vossa atenção.
Com a concordância dos co-presidentes, passo agora a palavra ao Sr. Mahmoud Ali Youssouf, Presidente da Comissão da União Africana, para alguns pontos adicionais “.
-
COMPACT WITH ÁFRICA (CwA 2.0) - EVENTO PARALELO DE ALTO NÍVEL EM JOHANESBURGO