Aconteceu na tarde deste domingo, 11 de Agosto, a cerimónia de investidura do Presidente da República do Ruanda, Paul Kagame, para um novo mandato, na sequência da sua vitória eleitoral na disputa do dia 15 de Julho último.
O acto, além do ritual e protocolo específico deste tipo de cerimónias, onde se destaca o juramento do investido à pátria e o compromisso de respeitar e fazer respeitar a Constituição do país, foi também marcado pela exuberante exibição dos valores essenciais da cultura ruandesa em campos como a música e a dança.
O discurso do Presidente investido incidiu sobre a necessidade de todos continuarem a trabalhar para o progresso do país, realçando o valor de princípios como a união da sociedade.
RECONHECIMENTO PÚBLICO DO PAPEL DE JOÃO LOURENÇO PARA A PAZ NA RDC
Num momento marcante da sua alocução, Paul Kagame elogiou o magnífico trabalho reconciliador feito pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço, que conduziu ao acordo de cessar-fogo na RDC.
Horas antes deste reconhecimento público, o Chefe de Estado ruandês tinha abordado o tema paz no Leste do Congo Democrático com o seu homólogo angolano.
PRESENÇAS NOTÁVEIS EM KIGALI
Além dos milhares de ruandeses que se deslocaram ao estádio em que decorreu a cerimónia de investidura, Kigali acolheu, para o acto, figuras de relevo da política africana sobretudo, os casos dos Presidentes de Moçambique, Zimbabwe, Tanzânia, Guiné Bissau, Congo, Ghana, Togo, Madagáscar. Sudão, Sudão do Sul, Quénia, Guiné Konacri e o Rei de Etswatini.