• Angolanos Na Namíbia Preparam-Se Para Exercer O Voto Pela Primeira Vez Na Diáspora.


    A Embaixadora da República de Angola na República da Namíbia, Jovelina Imperial garante que as condições estão criadas para a votação a ter lugar no dia 24 de Agosto próximo.

    ​Após uma campanha de sensibilização sem sobressaltos, para o acto do registo eleitoral, a equipa liderada por Sua Excelência trabalha agora com os indecisos, afim de que estes possam exercer o direito do voto.

    Jovelina Imperial faz saber que cada posto de votação vai contar com mesas de voto de acordo com o número de eleitores.

    Windhoek vai contar com uma assembleia e duas mesas de voto, tendo registado 1048 cidadãos, Rundu de igual modo com uma assembleia e duas mesas de voto com 840 cidadãos registados e por último Oshakaty com 300 eleitores angolanos com uma assembleia e uma mesa de voto.

    Cerca de Cem mil Angolanos vivem na Namíbia, dos quais cerca de 62 mil estão registados no posto consular de Windhoek dos quais 2248 cidadãos com idade eleitoral foram registados nos três postos da Namíbia. 

    Na hora das contas a Embaixadora fez um balanço positivo do acto, sendo que o mesmo ocorre pela primeira vez e aponta a falta de documentação por parte de muitos cidadãos como um dos motivos do registo de uma maior número de cidadãos em idade eleitoral.

    A Embaixada de Angola na Namíbia conta com uma sala de Identificação, que até ao momento já emitiu Oitocentos bilhetes de identidade e introduziu recentemente o serviço de registo tardio para os cidadãos que não tem sequer qualquer identificação.

    Jovelina Imperial apela ao cidadão angolano residente na Namíbia, a aderir aos serviços Consulares, ainda que se encontre em estado legal irregular na Namíbia.

    A dirigente realça a boa interação entre a Missão Diplomática na Namíbia e a comunidade residente.