• ​Angola participou nesta quarta-feira, 30 de Novembro da Reunião Extraordinária da SADC


    Neste encontro, o país é representado pela Secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça que chefia uma delegação que integra igualmente a Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola na República da Namíbia, Jovelina Imperial e altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores.

    Um encontro que serviu para discutir a situação política e de segurança na região bem como o fortalecimento dos processos democráticos, suas regras e leis da região da SADC.

    A sessão de abertura foi presidida pela Vice-Primeira-Ministra e Ministra das Relações Internacionais e Cooperação da Namíbia na qualidade de Presidente do Comité Ministerial do Órgão da SADC, Netumbo Nandi-Ndaitwah.

    A governante namibiana no seu discurso felicitou os governos de Angola e do Lesotho pela forma pacífica como realizaram as suas eleições gerais neste ano de 2022.

    Netumbo Nandi-Ndaitwah sublinhou que foram processos que demonstram a vontade do povo dentro dos princípios democráticos defendidos pelos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

    A reunião que decorreu a porta fechada serviu igualmente para analisar a situação na RDC face aos ataques do M23, num relatório com relatos de actos negativos que perigam a segurança, estabilidade, paz e consequentemente o desenvolvimento económico da região.

    Em relação a situação na RDC, durante a intervenção do Secretário Executivo da SADC, lida pela Directora em exercício Kealeboga Moruti, o Órgão Política, Defesa, Segurança e Cooperação da SADC reconheceu os esforços do Presidente João Lourenço enquanto mediador do conflito na República Democrática do Congo, sublinhando o respeito por Angola na resolução de conflitos a nível da região e do continente.

    Outro assunto em debate tem a ver com o desempenho da Missão da SADC na estabilidade e segurança em Cabo Delgado, Moçambique que permitiu o regresso de milhares de moçambicanos às suas zonas de origem.

    Esta reunião foi antecedida pelo encontro das Chefias de Defesa e Segurança da SADC.

    A Namíbia preside o Órgão de Política, Defesa, Segurança e Cooperação da SADC responsável por promover a Paz e Segurança na região Austral. Com sede em Gaberone Botswana, a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral é composta por dezasseis países: Angola, África do Sul, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurício, Moçambique, Namíbia, Seicheles, Essuatíni, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábwe.