• Angola E A Namíbia Pretendem Explorar Mais A Cooperação No Domínio Do Turismo E Conservação Da Natureza.


    No âmbito do seu programa de visita à República da Namíbia S.E Vice-Presidente Bornito de Sousa deslocou-se no dia 17 de Junho ao norte do país. A primeira paragem foi em Okaukuejo, localidade onde está situado o Parque Nacional de Etosha e dista a 650 Km de Widhoek. 

    Durante a sua visita guiada pelo seu homólogo Nangolo Mbumba, S.E Vice Presidente Bornito de Sousa recebeu informações sobre:

    O Parque Nacional de Etosha, uma Reserva Nacional namibiana. 

    Espécie de animais concentrados no Parque

    Benefícios da cooperação e intercâmbio no domínio do turismo e ambiente

    No Parque Nacional de Etosha estão concentradas várias espécies de animais selvagens, como elefantes, rinocerontes pretos, girafas, avestruzes, zebras e outras  centenas de animais que muitas vezes migram para o território angolano afim de lá pastarem, uma vez que esta é uma zona que faz fronteira com o sul do nosso país. 

    O Parque Nacional Etosha cobre a parte sul da bacia do Cuvelai-Etosh e foi proclamado uma reserva de caça em 22 de março de 1907. É o lar de centenas de espécies de mamíferos, aves e répteis, incluindo várias espécies ameaçadas em extinção como o rinoceronte-negro.

    O parque está localizado na região de Kunene (uma região da Namíbia) e faz fronteira com as regiões de Oshana, Oshikoto e Otjozondjupa. 

    Estas são informações prestadas pelo Ministro do Ambiente, Florestas e Turismo, Pohamba Shifeta à S.E Vice-presidente Bornito de Sousa e a delegação que o acompanhou. 

    Neste contexto Angola e a Namíbia pretendem explorar mais a cooperação no domínio do turismo e conservação da Natureza. O Ministro Shifeta fez saber também que estudos estão a ser feitos no sentido de se reactivar um memorando que envolve cinco países, Angola, Namíbia, Botswana, Zimbabwe e Zâmbia para o desenvolvimento de projectos turísticos, no âmbito do projecto Okavango-Zambeze.

    O objectivo é a preservação destas espécies de animais. Pohamba Shifeta adiantou também que a intenção é trabalhar para a supressão de vistos para atrair cada vez mais turistas dos dois países e de todo o mundo. 

    Numa entrevista concedida à TPA em Etosha, S.E Embaixadora Jovelina Imperial destacou a importância do intercâmbio no sector do turismo e ambiente com o objectivo de garantir que mais turistas explorem as potencialidades existentes nos dois países.