• Analisado reforço da cooperação com Cuba


    Angola e Cuba examinaram o Programa de Intercâmbio nos sectores da cooperação que dizem respeito à vida política, diplomática, comercial e cultural.

    Os temas foram discutidos, ontem, em Luanda, durante uma reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador de Cuba em Angola, Oscar León González.

    Oscar León González apresentou a 40.ª edição da Feira Internacional de Havana (FIHAV), que será realizada em Novembro próximo, no recinto "Expo-Cuba”.

    Este evento comercial é considerado o mais relevante de Cuba e do Caribe e uma das mais representativas da América Latina.

    A FIHAV tem um carácter multissectorial e, segundo Oscar León González, será um local propício para reuniões empresariais, seminários, palestras e foros de investimento.

    Angola e Cuba actualizaram convénios, acordos e memorandos de entendimento sectoriais de reforço do relacionamento bilateral no decorrer da XV Sessão da Comissão Intergovernamental de Cooperação Económica e Técnico-Científica, realizada nos dias 6 e 7 de Abril de 2015, em Havana.

    O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, liderou a delegação angolana que avaliou os termos do reforço da cooperação bilateral com a parte cubana.

    A delegação cubana foi chefiada pelo Vice-Primeiro Ministro, Ricardo Cabrisas Ruz.

    Após as reuniões técnicas, foram acordados e assinados dois novos memorandos de entendimento, que visam os sectores de Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e Juventude e Desportos.

    As partes apresentaram os caminhos para a concretização dos acordos, convénios e memorandos existentes, bem como para a preparação de outros nos mais variados campos, destacando-se os sectores das Finanças, Saúde e Justiça.

    As delegações dos dois países também traçaram planos de acção e metas para atrair investimento estrangeiro directos nos dois países, com o objectivo de estreitar as relações empresariais sob o acompanhamento directo da AIPEX, da parte angolana, e da PROCUBA, da parte cubana.

    Angola e Cuba mantêm excelentes relações de cooperação em diversos campos. Em 15 de Novembro de 1975, quatro dias depois da independência de Angola, os dois Estados assinaram o Acordo Geral de Cooperação, que deu origem à Comissão Bilateral.