• ÁFRICA, CARAÍBAS E PACÍFICO - AVALIADA SITUAÇÃO ACTUAL DA ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA


    Angola, na qualidade de Presidente em exercício da OEACP, Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico, dirigiu hoje a reunião desta comunidade, um dos muitos eventos paralelos que marcam a semana de alto nível da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

    O Presidente João Lourenço, ladeado do angolano Georges Chikoty, que exerce as funções de Secretário Geral da OEACP, conduziu o cumprimento do programa de trabalho, que teve como um dos temas-chave os desafios financeiros que, como disse, “se não forem resolvidos, arriscam-se a minar a capacidade da organização de servir eficazmente os interesses dos nossos povos e de defender as aspirações que uniram os 79 Estados-membros”.

    HAITI, OUTRA PREOCUPAÇÃO

    Tema premente sobre a mesa da OEACP é também a situação no Haiti, país do Caribe a viver uma grave instabilidade política e uma deterioração do ambiente de segurança.

    A respeito, a reunião adoptou uma Declaração a manifestar ampla solidariedade para com o povo haitiano, merecedor - nas palavras do Presidente em exercício da OEACP, João Lourenço - de um “apoio tangível” e de “ter ao seu lado todos neste momento de necessidade”.

    “A gravidade da crise [do Haiti] exige uma acção imediata e coordenada, não apenas em palavras, mas em acções”, disse também João Lourenço.

    PRESIDENTE DO BOTSWANA INDIGITADO PARA LIDERAR RESGATE FINANCEIRO DA OEACP

    Por proposta do Presidente pro tempore da organização, foi indicado, de modo consensual, que o Presidente Mokgweetsi Masisi, do Botswana, actue como “campeão” do processo de captação de recursos financeiros para recuperar o fôlego da OEACP.