• A Embaixadora de Angola na República da Namíbia, Jovelina Imperial destacou nesta terça-feira, os ganhos do país, durante os 21 anos de Paz e Reconciliação Nacional.


    No seu discurso em saudação ao 04 de Abril, que se comemora hoje sob o lema: “21 ANOS DE PAZ-CONSTRUINDO UMA ANGOLA MELHOR”, a Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola na República da Namíbia, Jovelina Imperial falou à comunidade angolana residente em Windhoek, que o país cresceu graças a paz, um bem incalculável, não só pelo calar das armas mas pela união e reconciliação entre os angolanos.

    A Embaixadora Jovelina Imperial fez saber que a paz permitiu ao país em termos macroeconómicos, um crescimento considerável do PIB_Produto Interno Bruto, granjeando igualmente, o 1º lugar na produção da banana a nível de África. Ressaltando os ganhos no sector da agricultura, Jovelina imperial avançou ainda que a paz, trouxe de volta a esperança de terras antes minadas, serem hoje o chão para o cultivo dos produtos alimentares dos angolanos, sendo que actualmente dos 35 milhões de hectares de terra arável, 14% estão sob cultivo.

    A Diplomata apelou a preservação da paz, que tem garantido aos angolanos, o direito de livre circulação em todo o território nacional e fora das nossas fronteiras.

    A Embaixadora Jovelina imperial reconheceu que ainda há muito por fazer, mas que o governo angolano está ciente disso daí a execução na melhoria e aumento do número de escolas, hospitais, centros médicos e a formação de quadros jovens a nível técnico e superior.

    No leque de actividades em saudação ao 04 de Abril, a Embaixada de Angola na República da Namíbia organizou ainda no domingo 02 de Abril, uma Tarde de Louvor e Adoração pela consolidação da Paz e Reconciliação Nacional, que contou com a presença notável de jovens angolanos residentes na Namíbia.

    A Embaixada de Angola controla quase cem mil angolanos residentes na Namíbia.