O Presidente da República, João Lourenço, efectua uma visita de Estado a África do Sul este ano, na sequência de um convite formulado esta quinta-feira, 08 de Agosto, pelo seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa.
O anúncio foi feito pelo Presidente da África do Sul em declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, depois de concluir a visita de algumas horas a Angola a convite de João Lourenço.
Na capital angolana, Luanda, os dois líderes abordaram, em privado, no Palácio Presidencial, as relações históricas bilaterais, com ênfase na cooperação económica, e reiteraram o interesse em acompanhar os respectivos contextos políticos.
“Este encontro é uma prova das relações especiais que existem entre os nossos países”, sublinhou Ramaphosa, que realçou o empenho em consolidar e fortalecer os laços bilaterais.
Outro tema debatido foi a segurança nos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), com especial atenção para o conflito na República Democrática do Congo (RDC).
O Presidente sul-africano expressou o seu reconhecimento ao papel de Angola na mediação do conflito entre a RDC e o Rwanda, tendo elogiado os progressos alcançados, particularmente o cessar-fogo entre ambos os países.
“O objectivo é garantir que este cessar-fogo seja permanente e contínuo, e que todos os países envolvidos continuem a trabalhar para o reforçar”, afirmou.
A comitiva do Chefe de Estado sul-africano incluiu o ministro das Relações Internacionais e Cooperação, Ronald Lamola, e a ministra da Defesa, Angie Motshekga.