Angola está a preparar uma celebração especial para assinalar o 50º aniversário da independência nacional.
O evento visa destacar as conquistas do país nos últimos 50 anos e projectar o futuro, de acordo com a Estratégia de Desenvolvimento “Angola 2050”.
As festividades terão início a 11 de Novembro de 2024 e decorrerão até 31 de Dezembro de 2025, abrangendo todo o território nacional, as missões diplomáticas e consulares de Angola.
Os detalhes sobre a celebração dos 50 anos de independência foram apresentados aos membros do Conselho da República na quarta-feira, 21 de Agosto, durante a 2ª Reunião Ordinária do Órgão de Consulta do Presidente da República, presidida por João Lourenço no Palácio Presidencial.
O programa das comemorações está descrito no Memorando sobre a Organização das Acções Comemorativas da Independência Nacional, preparado pela Comissão Interministerial criada pelo Despacho Presidencial n.º 26/24, de 22 de Janeiro.
Durante o encontro, o Presidente João Lourenço sublinhou que a celebração dos 50 anos de independência representa um marco histórico significativo, pelos sacrifícios feitos pelo povo angolano para conquistar e preservar a independência.
“Temos motivos de sobra para comemorar em grande. Apresentamos um projecto de programa das comemorações para análise e enriquecimento com as vossas contribuições. O programa inclui actividades políticas, culturais, desportivas, religiosas, feiras e exposições, bem como inaugurações de empreendimentos públicos e privados de relevo”, afirmou João Lourenço, acrescentando que conta com a participação de toda a sociedade civil após a aprovação.
A cerimónia central terá lugar na Praça da República, adjacente ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, e será presidida pelo Presidente João Lourenço.
“Angola 50 anos: Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”, é o lema central das festividades.