• 2ª CIMEIRA UNIÃO AFRICANA-CARICOM


    PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO DIRIGE A REUNIÃO DE ALTO NÍVEL EM ADIS ABEBA

    A Segunda Cimeira União Africana- Comunidade do Caribe (CARICOM) foi aberta a meio da manhã deste domingo na sede da organização continental africana, em Adis Abeba, sob o lema “Parceria Transcontinental na busca da justiça reparatória para os africanos e afrodescendentes através de reparações”.

    O Presidente da República de Angola e Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, dirige os trabalhos desta cúpula, que acontece exactamente no dia em que se completam 4 anos desde a realização da 1ª, organizada em plena pandemia da COVID, em formato virtual.

    O líder da União Africana e Presidente da República de Angola proferiu o discurso de abertura, numa cerimónia que teve cinco outras intervenções, de entre elas a do Primeiro Ministro da República Democrática Federal da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, que de um modo geral advogaram por facilidades de viagens entre as duas regiões geográficas (África e Caribe) e maior comércio nos dois sentidos. “O que no passado foi uma tragédia devastadora (Escravatura), hoje tem de ser visto como uma ponte transcontinental”, foi dito.