• 17 de Setembro Celebrando em Windhoek


    O Embaixador de Angola na Namíbia, Pedro Mutindi, afirmou que Angola está a trabalhar para a autosuficiência alimentar e encorajou todos os angolanos, independentemente de onde estiverem, a dar o seu melhor para o desenvolvimento da comunidade em que estão inseridos.

    O diplomata falava na abertura da Feira em homenagem ao primeiro Presidente de Angola e disse que o evento constitui uma oportunidade para a comunidade angolana radicada na Namíbia mostrar a criatividade e o empreendedorismo. O diplomata lembrou que, desde muito cedo, o Presidente Agostinho Neto traçou as linhas para o desenvolvimento de Angola quando disse: "A agricultura é a base e a indústria é o fator decisivo."

    O Embaixador disse que, durante muito tempo e por várias razões, entre elas a guerra, este pensamento foi negligenciado, mas que, actualmente, sob a orientação do Presidente da República, João Lourenço, esse pensamento está a ser implementado.

    No dia 17, a Embaixada realizou uma cerimônia em alusão ao 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional. No acto, o Embaixador de Angola na Namíbia destacou as múltiplas dimensões da vida e obra de Agostinho Neto: médico, poeta, político e combatente da liberdade.

    Segundo o Embaixador Pedro Mutindi, o legado de Neto continua a inspirar a construção de Angola. O diplomata lembrou o papel central na proclamação da Independência de Angola. O Chefe da diplomacia angolana sublinhou a atualidade das ideias de Agostinho Neto, expressas em palavras de ordem como "um só povo, uma só nação", e que o mais importante é resolver os problemas do povo. O Embaixador disse que estas palavras de ordem continuam a orientar as políticas públicas do governo liderado pelo Presidente João Lourenço.

    A cerimônia este ano teve caráter especial por decorrer no ano em que Angola celebrará os 50 anos de sua independência, reforçando o simbolismo da data e a importância de preservar e velar pelo legado do fundador da Nação.